Evangelizando utilizando as mãos

09/08/2011 20:27

 Destaque da semana

Evangelizando utilizando as mãos 

 

 

               Mais um método muito eficaz para a evangelização das crianças, logo que aprendi este método pensei em usá-lo sempre que possível, muito eficiente às crianças pequenas, podendo ser usado também para os maiores, e o mais interessante é que não precisamos de quase nada, só das mãos.

               As crianças podem aprender essa maneira de evangelizar com prazer; e com isso, evangelizar os amiguinhos. Treine bastante e depois ensine às crianças. É necessário que você tenha todos os textos, utilizados neste método, decorados. Se você não tem ainda o bom hábito de memorizar os texto bíblicos, crie esse hábito rapidamente, existe alguns versículos e muitos deles já mencionei neste site. Versículos esses que todo cristão deve saber, texto e referência. 

              Confeccione uma mão de E.V.A (emborrachado) e  escreva o seguinte nos dedos:

 Þ     Polegar -  Escreva no dedo polegar a seguinte frase: Deus me ama! E na parte de trás do polegar escreva um versículo (atenção! Use somente um versículo por dedo, assim como no livro sem palavras, você deve usar somente um versículo por cor) que comprove esta verdade. (João 3:16; Jr 31:3 e etc).

 Þ     Indicador - Escreva no dedo indicador a seguinte frase: Eu pequei! E na parte de trás do indicador escreva um versículo que comprove esta verdade. (Rm 3:23; Rm 6:23 e etc).

 Þ     Médio - Escreva no dedo médio a seguinte frase: Jesus morreu por mim! E na parte de trás do dedo escreva um versículo que comprove esta verdade. (I Co 15:3 e 4 e etc).

Þ     Anelar - Escreva no dedo anelar a seguinte frase: Eu o aceito! E na parte de trás do polegar escreva um versículo que comprove esta verdade. (João 1:12; Ap 3:20 e etc).

Þ     Mínimo - Escreva no dedo mínimo a seguinte frase: Estou salvo! E na parte de trás do dedo escreva um versículo que comprove esta verdade. (Hb 13:5b; Rm 6:23 e etc).

Depois de pronta a  “sua mão” é só evangelizar às crianças, como vimos no livro sem palavras, a palavra é a mesma. Pois, se trata do plano da salvação.

Se você preferir, poderá pintar os dedos da mão com as cores do livro sem palavras.

Se em determinado momento não tiver com sua “mãozinha”, não haverá problemas, você deverá usar as mãos das crianças, peça a elas que olhem em suas mãozinhas e comece a evangelizá-las. Penso que, assim a criança retém ainda melhor, pois todas as vezes que olharem para suas próprias mãos irão lembrarem da palavra que ouviram.

Você pode fazer gestos enquanto ensina com esse método, por exemplo:

Com o polegar peça para a criança fazer o sinal de jóia, Deus me ama, que jóia!

Com o indicador a criança aponta para si e diz: Eu pequei!

Com o dedo médio (que é a hora que você vai falar sobre a morte de Jesus), peça para a criança fazer o nº três com os dedos e diga: “Veja os seus três dedinhos, está vendo esse maior (anelar), ele está no meio dos outros dois, Jesus quando ficou na cruz ficou no meio de dois ladrões, ele ficou no ponto mais alto, como esse dedinho”. Ensine à criança a apontar para o dedo maior e dizer: Cristo morreu por mim!

Mostrando á criança o dedo anelar, você pode fazer duas analogias: “Continue fazendo o número três coma sua mão, lembra que eu falei que Jesus ficou no meio de dois ladrões? Pois é, esse não o aceitou (Aponte para o dedo indicador da criança), o outro o aceitou (aponte para o dedo anelar) e Jesus falou que ele iria morar no Céu com ele, você quer fazer como ele e o aceitar?” Outra analogia: “Você sabia que quando a pessoa se casa ou fica noivo de alguém ele coloca um anel nesse dedo (mostre o dedo anelar) e isso quer dizer que essa pessoa aceita se casar ou ficar noivo de alguém, você pode dizer com esse dedinho que aceita a pessoa mais importante que existe?” 

Com o dedo mínimo, mostre a criança que mesmo sendo tão pequena, assim como o dedo mínimo é o menor de todos os dedos e faz parte da mão, ela está salva, e faz parte da família de Deus, ensine à criança dizer: Estou salva!